Extremos da Tolerância Humana

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Painel Extremos do Sono

Respondendo a uma questão levantada pelo Profº Dr. Marcelo Hermes durante a apresentação deste painel:
Q: Vocês chegaram a ler algum artigo sobre a administração de melatonina em casos como Jet lag ou em pacientes com problemas para dormir?


R: Existem remédios melatoninérgicos que, sim, podem alterar o marca-passo do sono, principalmente nos núcleos supraquiasmáticos. O que acontece, existem três aspectos que devem ser considerados quando da administração desses compostos que são: a eficácia em induzir o sono, a eficácia em manter o sono e o risco de intoxicação. Sim, como o monitor Felipe Lobo prontamente advertiu esses remédios podem influenciar na atrofia de glândulas, porque não muitos estudos que fizeram o teste deles em um grande período de tempo. 

O problema maior apontado pelo estudo que se encontra no link abaixo é a baixa meia-vida dos compostos sintéticos de melatonina, o que resulta em uma baixa permanência no organismo, diminuindo sua eficiência. No entanto, sim, estes têm efeito comprovado de indução do sono, mas não na permanência do mesmo, resultando nos paciente uma noite dormida pela metade. Como ainda não há estudos muito aprofundados, de acordo com o artigo, não se sabe ainda os efeitos adversos daqueles melatoninérgicos que perduram por muito tempo no sangue como Circadin® e Rozerem®. Mas aponta-se que a atuação, junto a drogas não relacionadas à melatonina como GABAérgicos, pode ser de coadjuvância em casos de insônia crônica.
Quanto ao Jet lag como é um efeito momentâneo que não se perdura por meses, o tratamento com esses remédios já citados é eficaz, no sentido de que podem ser administrados, ainda ajudando em certos casos a fazer o paciente acordar “recuperado”.

Referência bibliográfica:

-http://www.pubmedcentral.nih.gov/articlerender.fcgi?tool=pubmed&pubmedid=19557144

Marcadores:

posted by Vinícius Alves Bezerra at 16:29

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home