O metanol é um álcool de cadeia curtíssima, possui somente um carbono, é liquido, incolor, insípido e com leve odor alcoólico. Pode ser explosivo quando na forma de vapor.
O metanol já é encontrado normalmente em bebidas alcoólicas, porém em quantidade insignificantes em relação aos outros componentes da bebida. Esse álcool é um produto secundário da fermentação, no caso de fermentação de frutas podem haver maior produção de metanol, isso ocorre devido a quantidade de pectinas metioxiladas e de enzimas pectinas-metiolesterase que aumenta a concentração de metanol em bebida.
Por ser solúvel em água e lipídios, o metanol é facilmente absorvido pelo organismo e se acumula em tecidos ricos nesses componentes, tecidos como o sangue, músculo e olho. O metanol é uma molécula com baixa toxicidade, porém os seus metabólitos, que são obtidos apartir de reações catalisadas pela enzima álcool-desidrogenase hepática, são extremamente tóxicos, os principais produtos são o aldeído fórmico e o ácido fórmico. Esses compostos causam acidose metabólica, lesões oculares, degeneração parenquimatosa do fígado, coração e rins, enfizema e disfunções cerebrais progressivas, além de necrose pancreática.
A dose de metanol que causam prejuízos para os organismo humano variam de 20ml e 60ml.O álcool etílico pode ser usado para amenizar os efeitos da intoxicação por metanol, por inibir a oxidação do metanol, essa inibição pode ser explicada por os dois alcoois serem oxidados pela mesma enzima, sendo essa inibição por competição.
Marcadores: Agnaldo Constantino
posted by Vinícius Alves Bezerra at
20:18
9 Comments:
Otimo!
Estou cursando Farmácia e Bioquimíca, e me ajudou muito a compreender a intoxicação do metanol.
Bjo
Muito boa a explicação parabéns!!!!!
Sou farmacêutica...mto bom.
Muito Bom ! Parabéns !
Muito bom! De fácil entendimento. Me ajudou muito.
curso medicina...me ajudou muito
Gostei muito :DDDD
filhos da putíce isto nã presta pra nada
Me rendeu um trabalho todo, obrigado!
Postar um comentário
<< Home