Extremos da Tolerância Humana

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Queimaduras - Extremos da temperatura


Queimaduras são lesões em determinada regiões do corpo desencadeadas por um agente físico externo. Podem ser classificadas conforme o agente causador em queimaduras térmicas, elétricas e químicas.

As queimaduras térmicas geralmente são mais frequentes e são produzidas pela exposição dos tecidos do organismo ao excessivo calor. Costuma-se classificar as queimaduras de acordo com a profundidade da pele lesada em:

  • 1º grau - queimaduras mais superficiais cujas lesões não ultrapassam a epiderme, caracterizam-se por deixar a pele avermelhada(hiperemia), inchada(edemas) e dolorida. A exposição prolongada ao sol é capaz de gerar estes tipos de lesões.

  • 2ºgrau - queimaduras intermediárias que podem alcançar a 2ª camada da pele(derme), caracteriza-se pela formação de bolhas(flictenas).

  • 3ºgrau - queimaduras profundas cujas lesões atingem todas as camadas e constituintes da pele incluindo ossos, músculos,nervos,vasos. Caracteriza-se por zonas de morte do tecido atingido(necrose), é indolor(receptores nervosos foram também queimados).

A figura representa uma queimadura superficial de derme com suas características descritas anteriormente; observando o grau de profundidade da lesão podem ser visualizadas áreas de tecido normal, zonas danificadas, formação de edemas(inchaço por acúmulo de líquido) e zonas de coagulação( morte tecidual - necrose).

Referências bibliográficas:

www.medstudents.com.br/.../resumo_medstudents_20070327_02.doc

www.sbcd.org.br/pagina.php?id=75

www.abcdasaude.com.br/artigo.php?357

Marcadores:

posted by Vinícius Alves Bezerra at 23:54

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home