Extremos da Tolerância Humana

sábado, 13 de junho de 2009

Bioquímica do sono

Sentimos sono quando estamos cansados, depois de trabalhar um dia inteiro ou no meio de um discurso de político, certo? Bom, em parte, sim. Porém existem ciclos chamados Ciclos Circadianos que influenciam todo o organismo. Esses ciclos são bioquímica e fisiologicamente importantes, pois, sendo exógenos ou endógenos e influenciados por fatores externos, afetam não só o sono, mas também a fome, alterando a produção hormonal, a atividade cerebral, a regeneração de células, entre outras funções.

Dizem as teorias que sua origem vem da necessidade corpórea de reestruturas células afetadas pelos raios ultravioletas, pois quando o corpo pode descansar também é o momento ideal (noite) para fazer a recuperação das células.. Assim, o corpo, por exemplo, por meio da retina, percebe as alterações no ambiente para se adaptar às condições impostas, como o ciclo dia/noite.

Neste tópico, veremos o estudo do ciclo da melatonina. A melatonina tem uma série de funções, entre elas, termorregulação e indução da entrada à primeira fase do sono, NREM estágio um. Vejamos uma figura primeiramente para entender o mecanismo da melatonina.



A luz chegando ao olhos penetra no globo ocular e excita os fotopigmentos chamados melanopsinas em células especiais da retina. Estas enviam impulsos nervosos que chegam aos núcleos supraquiasmáticos da glândula pineal. Lá o estimulo favorece a permeabilidade da membrana aos íons Ca2+. Os íons facilitam a ocorrência de uma cadeia de reações que atuam para a atuação da expressão de um conjunto de proteínas chamadas Per. Estas inibem a produção de melatonina.


A síntese de melatonina começa com a liberação de noradrenalina pela glândula pineal, estimulando um heterodímero chamado CLOCK:BMAIL1 que ativa o complexo de produção de melatonina. A cadeia de produção é grande mas é interessante ver alguns pontos importantes dela para melhor entendimento do todo.


A melatonina (5-metoxi-N-acetiltriptamina) é produzida do triptofano que se tranforma em serotonina. A serotonina se transforma em melatonina e tem concentrações altas durante o dia e baixa à noite. Isso tem contra-relação direta com as concentrações de melatonina no sangue, visível no gráfico.

A variação na concentração de prostaglandinas também pode alterar a produção de melatonina de forma ainda não muito bem explicada. (Para saber algumas funções das prostaglandinas, ver postagem “Bioquímica da Dor”).


Mas, tudo bem, depois de todo esse processo de produção como a melatonina trabalha? Por ser uma proteína altamente lipossolúvel, difunde-se pelo sangue chegando a várias estruturas corpóreas, como a saliva e até o leite materno. Nelas a melatonina tem uma função específica em cada tipo de célula. Um exemplo é nos olhos, ela favorece a adaptação da visão ao ambiente escuro, afetando os cones e bastonetes na retina.


Referências bibliográficas:
- http://www.pediatriasaopaulo.usp.br/index.php?p=html&id=362 (Imagem 3)
- Modulação da expressão dos genes para melanopsina, clock, per1, per2 e bmal2 por melatonina em melanóforos dérmicos do anfíbio Xenopus laevis; Ana Paula Canel Bluhm
- http://en.wikipedia.org/wiki/Circadian_rhythm
-http://pt.wikipedia.org/wiki/Melatonina
-Imagem 2:http://www.nature.com/nature/journal/v418/n6901/fig_tab/nature00965_F4.html
-Imagem 1:www.bing.com; busca: sono



Marcadores:

posted by Vinícius Alves Bezerra at 13:01

2 Comments:

Adorei a sua pesquisa!!!

18 de julho de 2011 às 19:32  

muito bom, faço medicina, me ajudou bastante

13 de novembro de 2016 às 18:53  

Postar um comentário

<< Home