Extremos da Tolerância Humana

quinta-feira, 18 de junho de 2009

O extremo da contração muscular



Essa sequência é uma ideia do que acontece nos músculos:
Primeiro o retículo sarcoplasmático e o sistema T liberam íons Ca++ e Mg++ para o citoplasma.O impulso nervoso chega a membrana das fibras musculares e faz com que o retículo sarcoplasmatico libere esses ions.
Em seguida na presença desses dois íons, a miosina adquire uma propriedade ATPásica, isto é, desdobra o ATP, liberando a energia de um radical fosfato:
A energia liberada provoca o deslizamento da actina entre os filamentos de miosina, caracterizando o encurtamento das miofibrilas.





Em situações normais as fibras musculares não são contraídas todas de uma vez pois isso acarretaria em uma fadiga muito extrema e poderia danificar parte dos músculos que por ser um tecido muito especializado tem uma taxa de regeneração muito baixa. Por isso o cérebro faz bloqueio das fibras, só contraindo aquelas necessárias para cada tipo de esforço. Porém foi registrado um alpinista que suportou mais de meia tonelada com a força dos seus músculos e assim evitou o esmagamento do seu corpo. Nesse caso, cientistas supõem que o toda capacidade muscular foi utilizada. Eles por meio de um cálculo, afirmam que não utilizamos nem um terço da nossa capacidade muscular em situações normais.



Referencias

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/sistema-muscular/sistema-muscular-2.php

Marcadores:

posted by Vinícius Alves Bezerra at 19:20

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home