Extremos da Tolerância Humana

quarta-feira, 24 de junho de 2009

À Deriva

Pescadores vivem diárias aventuras em suas jornadas de trabalho. A busca pelo peixe de cada dia faz com que esses tenham de desafiar os perigos mar. Foi o que aconteceu com três pescadores de tubarões mexicanos, saídos de Nayarit, no noroeste mexicano, e nove meses depois encontrados a mais de 8000 km da terra natal, próximo das ilhas Marshall (Oceania).

Ver imagem em tamanho grande
Jesus Vidaña, Lúcio Bezerra e Salvador Ordoñez passaram nove meses à deriva no Oceano Pacífico, dentro de um barco sem gasolina e cujo motor tinha a única serventia de ceder as correntes para caçar peixes. Passavam o tempo jogando xadrez, conversando e lendo a Bíblia, espantando cansaço, fome e desilusão com as diversas chances de resgate perdidas. A nutrição e hidratação eram feitas com peixes, gaivotas, patos e tartarugas crús. Comiam todos e bebiam seus sangues quando não havia chuva para conseguir água potável. “Bebemos na hora, ainda quente”, recorda Lúcio. “Foram mais de cem tartarugas", calcula Bezerra. Vidaña afirma que chegou a tomar da própria urina num desepero para se hidratar, deixando de lado os riscos de intoxicação. Curiosamente, foi calculado que uma quantidade média diária (adultos) de até 100 ml de água do mar é insuficiente para causar desidratação das células e sobrecarga renal - com sua possível insuficiência -, consequências estas da ingestão abundante desta água.

O ocorrido foi entre outubro de 2005 e Agosto de 2006, e hoje os três sobreviventes riem diante do indesejado recorde mundial alcançado.

http://newsimg.bbc.co.uk/media/images/42016000/jpg/_42016856_20eru3ro.jpg

Tal recorde sobrepôs-se ao relato do sobrevivente chinês Poon Lim, o qual permaneceu 133 dias no mar até ser resgatado por pescadores brasileiros, perto de Belém. Lim partia da Cidade do Cabo para o Suriname quando seu navio mercante britânico foi bombardeado por um submarino alemão U-boat, consequência daqueles tempos de Segunda Guerra Mundial. Único sobrevivente, o chinês perdeu 10 kg durante toda sua epopéia. Sua emocionante história, muito bem detalhada (realmente digna de "Forrest Gump"), é contada no site: http://www.mundogump.com.br/poon-lim-o-homem-que-nao-queria-morrer/ .


http://judkins.customer.netspace.net.au/poonlim.jpgPoon Lim, sobrevivente de 133 dias de mar aberto


Referências Bibliográficas:
- http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u99093.shtml
- http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061030062358AAzAtGW
- http://noticiasdeovar.blogspot.com/2006_08_01_archive.html
- http://en.wikipedia.org/wiki/Dehydration

Marcadores:

posted by Vinícius Alves Bezerra at 22:10

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home