Extremos da Tolerância Humana

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Painel de Extremos da Temperatura

Quando afirmamos que somos homeotérmicos, necessitando de controlar nossa temperatura em patamares ditos constantes não tomamos por referência os conceitos de temperatura existentes para nosso organismo.

Existem dois tipos de temperatura corpórea:
A temperatura central, que representa a temperatura de nossas estruturas profundas como órgãos vitais ao organismo e que não podem sofrer grandes alterações de temperatura para manutenção de suas funcionalidades.

A temperatura dita superficial ou cutânea, que sofre consideráveis variações com os estímulos externos do meio ambiente.

Os mais variados esforços do organismo para manutenção da constância da temperatura central denominam-se termorregulação.

O processamento da termorregulação se dá por mecanismos aferentes(recepção de estímulos referentes às indicações de temperatura captadas por células termossensíveis que se despolarizam quando estimulados pelo frio e/ou pelo calor) que transportam informações ao Centro termorregulador do corpo representado pelo hipotálamo(termostato corporal, possui centros termorreceptores próprios) , que associado à medula espinhal, desencadeará as respostas eferentes que provocarão alterações metabólicas e comportamentais para controle da temperatura.

A Termogênese química é controlada diretamente pelo hipotálamo, que promove estímulos simpáticos que atuarão sobre a liberação de hormônios termorreguladores como a norepinefrina e epinefrina para aumento e/ou diminuição da taxa metabólica de atuação das proteínas desacopladoras ou termogeninas. Pode-se dizer que a termogênese têm relação direta com a quantidade de gordura marrom presente em nosso corpo, visto que o tecido adiposo marrom possui células com mitocôndrias especiais por possuírem proteínas desacopladoras em suas membranas. As termogeninas realizam o desacoplamento da fosforilação oxidativa à síntese de ATP, promovendo a produção de calor, que controla diretamente a temperatura córporea.

Uma das situações extremas que pode acometer seriamente esse complexo mecanismo de controle da temperatura é a hipotermia, que se estabelece quando a temperatura central cai a níveis abaixo de 35ºC.

Os quadros metabólicos gerados pela hipotermia foram analisados no post referente.

A bioquímica da queimadura também foi analisada nos posts anteriores.

Referências bibliográficas são as mesmas do painel.


Marcadores:

posted by Vinícius Alves Bezerra at 10:56

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home