Extremos da Tolerância Humana

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Doença Hepática Alcoólica



O artigo fala sobre a reversibilidade clínica do estagio da cirrose porem as mudanças anatómicas nao são revertidas facilmente apesar de novas pesquisas mostrarem indicios de reversibilidade.No caso da fibrose ele é totalmente reversível,mas isso a alguns anos atrás também era uma verdade a alguns anos.
Essa divisão é esquemática, já que os limites entre as formas anatomoclínicas não são bem definidos, e com frequência as três lesões coexistem no mesmo paciente. Mais que entidades separadas, a esteatose, a hepatite alcoólica e a cirrose representam etapas evolutivas de um mesmo processo patológico. Na primeira etapa, o aspecto histológico característico é a esteatose, depois predominam a necrose e inflamação, com surgimento de fibrose (hepatite alcoólica), que nas fases mais avançadas subvertem a arquitetura hepática, com formação de cirrose e desenvolvimento de hipertensão portal e insuficiência hepática.



Oxidado no citosol ou no retículo endoplasmático, o etanol produz grande quantidade de acetaldeído e de radicais livres derivados do álcool (radicais hidroxi-etil) e do oxigênio, com aumento do estresse oxidativo na célula. Os radicais livres produzem peroxidação lipídica e de proteínas, com formação de produtos como malondialdeido e 4-hidroxinonenal, que juntamente com o acetaldeído e com os radicais hidroxi-etil, interagem com várias proteínas do hepatócito.
As alterações em tubulina prejudicam o transporte citoplasmático, com acúmulo de triglicerídios e proteínas no hepatócito. Já as modificações nas proteínas do citoesqueleto, como citoqueratinas, resultam em depósitos hialinos no citosol.
O etanol favorece a absorção de endotoxinase outros produtos da flora intestinal, que agem sobre as células de Kupffer promovendo produção de citocinas (especialmente TNF alfa, mas também IL-1, IL-6 e IL-8), favorecendo a inflamação, a agressão hepatocitária e a estimulação das células estreladas, com indução de fibrose.



Referencias;
http://www.mp.ba.gov.br/eventos/2008/junho/dia_18/doencas_causadas_pelo_alcool.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rsbmt/v38n6/a13v38n6.pdf
Tratado de Fisiologia Médica - John E.Hall , Arthur C. Guyton.





















Referencia-http://www.scielo.br/pdf/rsbmt/v38n6/a13v38n6.pdf

Marcadores:

posted by Vinícius Alves Bezerra at 10:58

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home